BIM: ebooks para você entender tudo sobre a metodologia

ebook processos de implantação bim
CLIQUE PARA BAIXA GRÁTIS
ebook uso do bim em projetos de infraestrutura
CLIQUE PARA BAIXAR GRÁTIS
ebook oportunidades de negócio em bim
CLIQUE PARA BAIXAR GRÁTIS

Cada vez mais profissionais querem entender o que é BIM. Ebooks são ótimas formas de compreender o que essa nova metodologia tem provocado na indústria construtiva. 

Atualmente, o BIM é considerada uma ferramenta poderosa que permite resultados muito mais satisfatórios para todas as partes envolvidas na cadeia da construção. Conheça mais com os nossos ebooks BIM.

O que é BIM?

O BIM (Building Information Modeling; na tradução para a língua portuguesa, Modelagem da Informação na Construção) é uma metodologia de trabalho colaborativa que apresenta  um processo inteligente baseado em um modelo 3D. 

Essa metodologia é focada em três pilares: tecnologia, pessoas e processos, e permite projetar edificações com riqueza de dados.

Com o BIM,  são criadas representações digitais inteligentes, que podem ser associadas com gráficos computacionais. Esse modelo tridimensional criado utiliza um software para gerar todos os desenhos necessários, abrangendo todo o ciclo de vida do projeto, além de todas as saídas de design e até agendas de materiais.

Além disso, o BIM permite uma captura fiel da realidade, ou seja, as edificações poderão ser apresentadas em sua forma real, antes da construção física. É possível visualizar todos os elementos, infraestrutura, gestão de projetos BIM e levantamento de insumos que são necessárias no ciclo de vida do projeto. 

O BIM  gera praticidade no fluxo de trabalho, mas também outros inúmeros benefícios tanto para pequenas, para projetos mais simples; como grandes empresas do setor, que estão envolvidas em projetos complexos, pois permite melhor desempenho dos edifícios, mais economia, segurança e sustentabilidade. 

Entenda algumas vantagens da metodologia:

Melhora fluxo e colaboração das equipes

O BIM facilita extremamente o trabalho em conjunto, porque todos trabalham no mesmo modelo. Isso é possível devido ao uso de um banco de dados integrado entre todas as disciplinas do projeto (arquitetura, estrutura, instalações prediais, planejamento, orçamento, execução de obras, manutenção, etc).

Com isso, há uma grande interoperabilidade nos dados coordenados do projeto. Todos os envolvidos no projeto podem fazer interferências sem prejuízo de entendimento para a etapa seguinte. Cada especialista vai acessar e editar os dados em um ambiente comum, usando as mesmas interfaces gráficas. As edições serão salvas e compartilhadas instantaneamente para os envolvidos.

Permite envolvimento de clientes antes da construção 

Dados consistentes e sem redundância também vão permitir melhor entendimento dos clientes sobre o projeto. Essas características permitem que clientes que não têm conhecimento técnico da área visualizem melhor os projetos arquitetônicos e compreendam o resultado final.

Manter controle dos custos e prazos

A riqueza de dados do BIM permitem prever conflitos nos mais diversos aspectos do projeto, como quantitativos de todos os insumos, como alvenaria, portas, janelas,  tubulações, dutos, armários elétricos, tintas, pisos, etc. Esse cálculo exato vai permitir grande economia na obra, além de uma aceleração do tempo necessário para execução. 

Simulações precisas 

O BIM permite que todos os envolvidos no projeto visualizem cada fase do edifício e do canteiro de obras. Essa visão sequenciada permite mais organização para uma programação eficiente do trabalho.

BIM: ebook é o material certo para profissionais do setor

Um ebook BIM pode proporcionar uma visão bastante abrangente sobre a revolução que a metodologia tem causado no setor construtivo. 

O Grupo AJ tem materiais ricos que podem ajudar os profissionais que estão se formando agora ou outros mais experientes para terem uma dimensão mais clara do que a metodologia significa para a indústria da construção:

Manual do BIM

Esse material rico vai permitir total entendimento sobre a metodologia BIM. Explica como esse processo na indústria construtiva começou e as vantagens observadas pelos diversos países que já adotaram a plataforma. 

Oportunidade de negócios em BIM

Esse ebook apresenta a importância do BIM para arquitetos e demais profissionais envolvidos na indústria construtiva.

Nesse ebook BIM, é possível comprovar que a metodologia é uma maneira eficiente para todos os profissionais do setor darem uma grande impulso em suas carreiras, com possibilidades reais de ganhos.

Demonstração de utilização do Autodesk Revit

O Autodesk Revit é um software baseado em BIM e suas ferramentas foram criadas para dar suporte ao BIM. 

Com essa ferramenta é permitido criar modelos para projetar, construir e gerenciar os edifícios ou qualquer outra infraestrutura com visualização 3D. Além disso, essa modelagem de informações vai permitir produzir digitalmente de forma real uma construção antes de edificá-la na forma física.

Veja nesse ebook como utilizar esse software que tem sido fundamental para os arquitetos no design de projetos mais eficientes.

Processos de Implantação do BIM

A implantação de BIM nas empresas vai exigir muito mais que apenas um processo de qualificação na metodologia. É necessária uma mudança de mindset.

No nosso ebook,  apresentado o passo a passo de uma implantação de BIM em uma empresa, para evitar os erros comuns que ocorrem quando uma empresa resolve adotar a metodologia.

Por que investir  no BIM?

Além de todos os benefícios já citados acima, existe uma razão fundamental para que os profissionais do setor invistam em conhecimento nos pilares da metodologia: a urgência.

No mundo inteiro a utilização do BIM está em um momento diferente mas já demonstra resultados incontestáveis. No Brasil, o governo brasileiro adotou prazos para o uso do BIM nos projetos públicos a partir de 2021. Esse estímulo para o uso da metodologia no setor construtivo do país teve início com a publicação de um decreto governamental em 2018, que sofreu alterações em 2019.

Mas em 2 de abril deste ano, um novo decreto foi assinado, que inclui novas diretrizes e demonstra ainda mais necessidade de pressa para a qualificação dos profissionais.

Por meio da publicação do Decreto 10.306, o governo federal estabelece a utilização do BIM, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling – Estratégia BIM BR, na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública.

Além disso, uma frente parlamentar, dentro do Congresso Nacional, nomeada Frente Parlamentar do BIM, articula alterações da Lei 8.666 que controla as licitações públicas a fim de tornar o BIM obrigatório aos projetos e obras do Governo.

Não fique para trás! Temos cursos importantes para sua qualificação, como a Pós-Graduação BIM e Master em Revit.

Área do Aluno

Selecione uma opção abaixo