Curso online de Navisworks: entenda por que você precisa fazer

Fazer um curso online de Navisworks vai permitir aos profissionais da área a realização de um planejamento e compatibilização de projetos.

Muitos softwares dão suporte à metodologia BIM e são amplamente reconhecidos na indústria da construção, como o Navisworks. Pelos grandes benefícios que proporciona, fazer um curso online de Navisworks vai permitir aos profissionais da área a realização de um planejamento e compatibilização de projetos de forma muito mais eficiente a partir de seus recursos.

Veja nesse post, o que é o software e quais os benefícios para quem faz um curso de Navisworks online.       

O que é Navisworks?

Como todos sabem, o BIM opera com um fluxo de trabalho inteligente, baseado na modelagem em geometria de um modelo único, carregado de um banco de dados que vai permitir o compartilhamento de informações ao longo do ciclo de vida da obra. Diversos softwares vão dar suporte para esse fluxo de trabalho, como o Revit.

O BIM é composto por diferentes dimensões que permitem troca constante de informações digitais para aprimorar os dados associados ao modelo tridimensional.

Após essa modelagem em 3D, o BIM abraça uma outra etapa, conhecida como 4D, que envolve o planejamento e controle de obras associado ao tempo. Na dimensão 4D, será permitido associar o modelo com o cronograma, vinculação de tarefas e a visualização do andamento do projeto.

É nessa etapa que o Naviswork vai operar. Esse software da Autodesk, serve para revisão dos projetos em geometria, porque permite converter os grandes arquivos do Revit em modelos menores em 3D, que serão mais gerenciáveis para os diversos membros da equipe.

Por ser um software multiplataforma, irá aceitar modelos 3D de diversos softwares para permitir uma análise de colisões (DWG, SKP, RVT, IFC, entre outros).

A partir dos recursos do Navisworks, os modelos de projeto detalhado (arquitetônico e projetos complementares) podem ser abertos e revisados por todas as partes envolvidas, como arquitetos, engenheiros, construtores, etc. Uma melhor comunicação entre eles e mais organização vai agilizar os processos e resultados.

Com o Navisworks é possível fazer essa compatibilização de projetos , com análises e verificação de interferências, além de soluções que são apontadas antes da fase de execução da obra. Esse fluxo otimizado possibilita evitar erros, retrabalhos e custos adicionais. 

É possível ter esses conhecimentos com um curso online de Navisworks que vai dar bases para os envolvidos na cadeia construtiva explorar as características funcionais e físicas do projeto digitalmente, antes da construção.

Navisworks Manage, Simulate e Freedom

O software oferece dois produtos: Manage (Gerenciar),Simulate (Simular)e Freedom. O Navisworks Manage vai oferecer coordenação avançada, detecção de conflitos e ferramentas de simulação. O Navisworks Simulate vai se concentrar nas análises e comunicação dos detalhes do projeto usando as simulações. Já o Navisworks  Freedom é gratuito e mais limitado, serve apenas como um visualizador.

O Naviswork permite que todos os usuários combinem os modelos 3D, além de terem recursos de navegação em tempo real fáceis de utilizar para revisar os modelos. Para isso, vão contar com a inclusão de comentários para exposição de pontos de vista, marcação de linhas, etc. Mais recursos:

  • Visualização do projeto;
  • Visualizações BIM compartilhadas 360;
  • Leitor de arquivos IFC e DGN;
  • Detecção de interferências;
  • Integração BIM 360;
  • Quantificação;
  • Coordenação;
  • Revisão do modelo;
  • Recortes de seção em destaque; etc

Assim, com os recursos da ferramenta, será possível melhorar o planejamento, fazer a simulação da construção, coordenação aperfeiçoada, aumentar a precisão da documentação, fazer análises e até prever o desempenho do projeto, o que permite melhores tomadas de decisão para validação.

Benefícios do Navisworks

O Autodesk Navisworks  é uma ferramenta que permite uma otimização na comunicação e compartilhamento dos objetivos do projeto. Seus recursos permitem uma revisão e resolução de conflitos muito mais aprimorada aos projetos.

Entenda melhor esses benefícios do Navisworks:

1 – Melhor custo-benefício

Com uma melhor detecção de conflitos e incompatibilidades, permitindo resolução mais rápida dos problemas, além da agilidade nos fluxo de trabalho, o software  possibilita evitar os atrasos na entrega da obra.

2 – Mudanças rápidas e melhor visualização

O modelo pode ser totalmente visualizado e percorrido de forma bastante rápida,  com uma experiência mais fluida, inclusive permitindo que o modelo apresente diferentes possibilidades de materiais.

As mudanças necessárias solicitadas por clientes ou partes interessadas podem ser realizadas de forma instantânea e a visualização do novo resultado também pode ser configurada de forma eficaz.

Além disso, é possível orbitar ao redor do modelo preservando a memória do computador.

Por essas facilidades, é um dos softwares preferidos por consultores e empreiteiros.

3 – Melhora interação com os clientes

Devido ao desmembramento do projeto em arquivos menores, os clientes não ficam sobrecarregados com um banco de dados pesado. 

Além disso, o software permite baixar um visualizador que vai melhorar a compreensão dos clientes sobre o projeto. Eles também poderão caminhar pelo modelo, interagir e tomar medidas básicas.

4 – Melhor detecção de conflitos

Os recursos que permitem a detecção de conflitos em tempo real é um dos pontos fortes do Navisworks. 

Esses recursos vão permitir uma coordenação mais eficiente, que pode evitar problemas já na fase de design e impedir que os erros sejam levados à fase de construção.

Na fase de construção também permite a filtragem de elementos para testes de possíveis conflitos. Além disso, os mesmos filtros podem ser usados em todo o projeto.

5 – Acessibilidade em nuvem

Com informações que podem ser acessadas de qualquer lugar com compartilhamento em nuvem, os usuários e colaboradores podem visualizar os projetos e resolver conflitos de forma rápida e acessível.

Curso online de Navisworks facilita atuação

O Navisworks tem uma parte bastante simples, porém, para a utilização de recursos avançados é imprescindível a realização do curso de Navisworks online, porque existem detalhes que requerem atenção de quem está na curva de aprendizado.  

No Curso Planejamento e Compatibilização com o Navisworks do Grupo AJ, o aluno vai ter conteúdo que aprofunda a compatibilização com arquivos em BIM, checagem de interferências com geração de relatórios, planejamento 4D das etapas de sua construção e visualização de arquivos juntos que vieram de diferentes softwares.

O maior objetivo do curso é permitir a vivência de um fluxo BIM na prática, por meio de dois modelos: projeto estrutural e hidrossanitário. Será dado o passo a passo da compatibilização ao planejamento e orçamentação (quantificação).

Além disso, nesse curso de Navisworks online, o aluno também vai aprender a fazer comentários e animações dentro da ferramenta.

Vale a pena adquirir essa qualificação porque o software é muito útil para facilitar os fluxos de trabalho do setor construtivo.

Área do Aluno

Selecione uma opção abaixo