Gestão de Obras em BIM

A gestão de obras em BIM permite que muitas incertezas sejam reduzidas e a segurança dos resultados cresça durante todo o ciclo construtivo.

A gestão de obras em BIM permite que muitas incertezas sejam reduzidas e a segurança dos resultados cresça durante todo o ciclo construtivo.

Vamos saber nesse post por que essa metodologia que prevê a gestão e planejamento de obras já é o melhor para o mercado.

O que é a gestão de obras em BIM?

Gerenciar obras exige não pular etapas e faz parte dos passos certos o  planejamento cuidadoso, a execução atenta, o monitoramento e controle minuciosos.

Essas etapas é que vão assegurar que um projeto seja entregue de forma eficiente,  cumprindo prazos do cronograma, sem estourar orçamentos, assegurando o desempenho da edificação e a satisfação do cliente.

Mas segundo Chuck Eastman, professor e estudioso da melhoria dos processos construtivos e um dos pioneiros na tecnologia BIM, o processo tradicional da gestão da construção sempre demandou uma compilação imensa e análise de dados volumosos que poderiam inviabilizar um alcance eficaz para controle do acompanhamento da obra.

O que se pode perceber com a afirmação é que essa nunca foi uma tarefa muito fácil para os envolvidos na cadeia construtiva,  porque são muitas variáveis e indefinições que podem gerar erros de cálculos de prazo ou até mesmo de insumos, mas com a chegada da metodologia BIM (Building Information Modeling) no mercado ficou muito mais fácil para os profissionais da área construtiva projetar e gerir desde as obras residenciais às mais gigantescas e complexas obras de infraestrutura.

Com essa plataforma integrativa de trabalho, que é focada nos pilares pessoas, tecnologia e processos, todo o ciclo de vida de uma obra pôde ser mais organizado. Imagine ter todos os dados sobre uma edificação reunidas em um único lugar, acessível a todos os envolvidos e permitindo que as alterações sejam realizadas em tempo real, com o conhecimento de todos os profissionais da cadeia.

Para quem ainda não sabe o que é BIM , é exatamente isso que essa metodologia possibilita. Com uma quantidade imensa de funcionalidades, reduz muito a fragmentação das informações nas obras. 

É um software de gestão de obras?

Esse não é apenas um software de gestão de obras, o BIM é bem mais profundo, além de suas funcionalidades, garante muito mais segurança para as tomadas de decisão dentro do ciclo construtivo como um todo.

O BIM vai permitir aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção, as ferramentas mais avançadas para planejar, projetar, construir e gerenciar as obras com mais eficiência.

Quer saber como essa plataforma promove tudo isso? O BIM  prevê a criação de um modelo tridimensional inteligente único que vai integrar todas as áreas envolvidas na elaboração de uma obra. A edificação vai ser virtualmente executada de forma precisa, ou seja, será possível saber exatamente os resultados antes da construção física real.

Com isso, o BIM permite a automatização e minimização de erros que tão comumente ocorrem por falta de organização e gestão do canteiro de obras, mas também em todo o ciclo de vida do projeto. São recursos calculados de maneira assertiva, tanto no que diz respeito aos insumos e materiais, como no aspecto humano, além de menos desperdícios em geral, o que vem muito de encontro a outra filosofia de trabalho que também tem sido muito apreciada na construção civil, a Lean Construction, ou a Construção Enxuta.

Como fazer a gestão de obras?

Na etapa do projeto arquitetônico todas as decisões terão grande impacto, mas o próprio processo da modelagem 3D do BIM vai permitir que todas as informações e intenções do projeto sejam mais facilmente compreendidas nas fases posteriores, como a parte estrutural, elétrica e hidráulica, o que vai desvendar muito para a gestão de obras.

A gestão de obras vai ter relação direta com as soluções construtivas, os prazos das obras, produtividade das equipes, com o planejamento de mão de obra e até a logística dos canteiros.

Para uma atuação eficiente, a gestão exige conhecimento dos envolvidos no projeto, definições claras e objetivas paras as equipes, facilitação do processo de comunicação, montagem de um cronograma adequado e uso de um bom software também.

Com o BIM, esse fluxo será muito mais fluido, permitindo uma melhor coordenação da atuação dos arquitetos, engenheiros, empreiteiros e equipes nos locais da edificação. Além disso, também será possível até mesmo realizar a gestão ideal da terceirização de mão de obra.

O BIM permite a criação de um Plano de Execução (BEP) que vai permitir a reunião de informações como as atribuições e responsabilidades de cada um dos stakeholders, as entregáveis do projeto, o cronograma e diversas informações relevantes que serão adequadas para uma boa gestão de obras.

Além disso, esse software gestão de obras também permite a resolução de conflitos e até mesmo o impacto que as alterações em cada fase da obra poderá produzir.

Curso: gestão de obras em BIM

Para quem está interessado em um curso de gestão de obras, o Grupo AJ tem a opção do curso de planejamento e gestão de obras em BIM.

Esse curso de gestão de obras civis e de infraestrutura ensina as noções básicas do gerenciamento de projetos, estabelecimento das linhas de base dos custos e emprego do orçamento em 5D em BIM como parte do planejamento da obra.

O curso também vai conceder as melhores diretrizes para montagem de cronograma, além de ensinar muitos outros passos que vão direcionar a um melhor planejamento, orçamentação e controle de projetos e obras.

Integralmente on-line, o curso de gestão de obras e planejamento vai ensinar os processo de medição para obter resultados com um processo de acompanhamento, que vai permitir também o dimensionamento de equipes em função da quantidade de serviços e prazos.

Para quem quer estar à frente do mercado e focar na gestão de obras, essa é uma oportunidade ímpar, são 20 horas de ensinamentos valiosos que podem ser cursados à distância.

Mas se o profissional quer uma visão bem globalizada do que é essa metodologia, poderá também cursar uma pós-graduação BIM

Essa qualificação poderá, de fato, alavancar uma carreira no mercado, já que o BIM é uma realidade que veio para ficar e é imprescindível que os profissionais que querem se manter atualizados conheçam tudo sobre essa tecnologia.

Área do Aluno

Selecione uma opção abaixo