Softwares de arquitetura: os mais importantes da atualidade

Um software de arquitetura permite um grande incremento ao trabalho de um arquiteto, seja para o desenho de plantas, cálculo de quantitativos e até uma melhor visualização do resultado final de uma obra.

Um software de arquitetura permite um grande incremento ao trabalho de um arquiteto, seja para o desenho de plantas, cálculo de quantitativos e até uma melhor visualização do resultado final de uma obra.

Atualmente, um programa para criar projetos de arquitetura é uma parte essencial dos recursos de um escritório.  Conheça quais são os mais populares e eficazes.

Qual o melhor programa de arquitetura?

O fato é que os softwares de arquitetura vão possibilitar que os profissionais exercitem muito mais a criatividade e tenham muito mais recursos na hora de apresentar um projeto arquitetônico.

Quando um arquiteto trabalha com um software específico da área poderá ter dados precisos sobre a quantidade de recursos necessários, segurança do projeto, conduzir melhor as informações do programa de necessidades de arquitetura e levar uma apresentação visual muito mais aprimorada ao seu cliente, além de permitir mais compreensão sobre o projeto como um todo.

Dizer qual é o melhor programa de arquitetura é uma tarefa bastante desafiadora, tendo em vista que muitos terão funcionalidades diferentes e vão atuar em partes específicas de um projeto arquitetônico.

Um dos melhores, certamente, é o Revit, que permite uma grande integração entre os profissionais da indústria construtiva, mas existem outros programas de arquitetura e construção muito eficazes.

Então, qual programa usar para fazer projetos de arquitetura? Vamos conhecer alguns:

Revit

Já que citamos o Revit, vamos começar por esse programa de arquitetura 3D.

Ferramenta da metodologia BIM (Building Information Modeling), o AutoDesk Revit é um dos programas de engenharia e arquitetura mais usados para representação e elaboração de projetos no mundo todo.

O Revit é separado em Revit LT e o Revit. O primeiro é voltado ao mercado de arquitetura, exclusivamente. O Revit possui todas as ferramentas das demais disciplinas de estrutura e instalações prediais.

Atua com um banco de dados único, que pode ser compartilhado entre os vários usuários que trafegam pela cadeia  construtiva, como os próprios arquitetos e engenheiros, mas também os paisagistas, construtores, projetistas, etc.

Esse compartilhamento cria uma grande facilidade de comunicação em todo o ciclo de vida de uma obra, que envolve tanto os arquitetos como outros de áreas como a elétrica, hidráulica e de engenharia estrutural. 

Cada parte de um projeto no Revit tem representação geométrica, ou seja, traz informações do mundo real para apresentá-las de forma tridimensional. Com esse software é possível saber exatamente como será uma edificação, antes de construí-la fisicamente.

Suas funcionalidades são excelentes, serve tanto para projetar plantas de casas em 3D, como de todas as outras edificações possíveis na indústria da construção. Além de permitir a representação 3D, o Revit atualiza todas as representações 2D de um projeto e todas as demais informações que o usuário necessitar em um projeto arquitetônico em BIM. Também é compatível com softwares de renderização como o Lumion.

Lumion 3D

Entre os programas de renderização de arquitetura, esse software é um dos mais eficazes. Desenvolvido pela empresa Act-3D, tornou-se popular justamente por possibilitar renderizar imagens em tempo real.

O software permite a criação de animações, além de ter uma biblioteca de componentes dentro do próprio programa. Essa funcionalidade permite muito mais facilidade para composição de cenários imaginados pelo arquiteto.

O Lumion realmente proporciona muita mais agilidade e resultados muito acima da expectativa.

Dynamo

Esse software pertence a uma nova lista de programas de arquitetura em 3D, que tem a capacidade de produzir projetos baseados em parâmetros. É totalmente compatível com o Revit.

É bastante intuitivo e permite criação de diversos elementos, como fachadas com painéis ou até complexos projetos de infraestrutura.

SketchUp

Esse programa de construção e arquitetura também é muito utilizado pelos profissionais da área. Entre suas funcionalidades, é possível usar cores, medidas, texturas, sombras e luzes para criar desenhos mais realistas.

Esse programa também poderá ter compatibilização com o BIM, porque tem uma quantidade de plugins, como o Pluspec ou OpenStudio, com recursos também encontrados na plataforma.

Com esses recursos é possível mais facilidade na criação de lista de quantidades, criar estruturas complexas, escolher variedade de tipos de construções, cálculos de diferentes tipos de energia, etc.

Autocad

Um dos softwares mais conhecidos, o CAD ( Computer Aided Design) foi criado inicialmente para engenharia para desenhos de peças industriais, porém, antes dos programas em BIM, foi largamente utilizado pelos arquitetos, porque é uma ferramenta de desenho para criação de geométrica básica em linhas.

O software sofreu atualização para atuar também no 3D, mas ainda atua como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de produtos gráficos.

Com o CAD, é possível realizar cálculos estruturais, interpretar desenhos e reduzir erros de um projeto final.

ArchiCAD

Programa de arquitetura que utiliza a tecnologia BIM e CAD é excelente para elaboração, documentação de projetos e design de interiores.

Embora não seja um dos mais simples de utilizar, é considerado um dos mais populares da Europa, mas também é muito utilizado no Brasil.

Entre suas funcionalidades, os arquitetos podem contar com: dimensionamento de modelo 3D muito detalhados, permite mais liberdade na criação e profundidade de desenhos, permite criação de padrões de hachura, faz numeração automática de páginas, entre outras.

Um software de arquitetura permite um grande incremento ao trabalho de um arquiteto, seja para o desenho de plantas, cálculo de quantitativos e até uma melhor visualização do resultado final de uma obra.

Twinmotion

Com interface bem simples e intuitiva, é uma excelente ferramenta de visualização que permite apresentação da arquitetura em tempo real. 

Com esse software é possível produzir facilmente imagens, panoramas e vídeos VR padrão ou de 360 graus com alta qualidade.

A edição das cenas em tempo real vai permitir a mesma qualidade da renderização final, além de iluminação e sombreamentos realistas, que possibilitam interativas leves e compartilháveis em segundos.

3DS Max

Esse programa de modelagem tridimensional é um software para criação de desenhos. É um dos melhores para criação de imagens bem realistas.

Permite renderização de animações e imagens. É utilizado, inclusive, na criação de personagens de jogos em 3D.

Para projetos arquitetônicos tem muitos plugins para facilitar a criação das volumetrias arquitetônicas, por exemplo, em um projeto que demanda uma área de vegetação, será possível criar árvores densas e realistas.

Mas não só, com ele é possível perceber as texturas de detalhes do projeto, como as colchas sobre as camas ou os tapetes dos cômodos.

Open Buildings

Esse é um software para projeto de edificações e análise de desempenho energético. Traz compatibilidade com o BIM para entrega de edifícios de forma mais rápida e com mais segurança.

Esse programa permite projetar, analisar, documentar e visualizar as edificações de qualquer dimensão, complexidade e forma.

Com essa ferramenta é possível fornecer análises energéticas que contém cálculos de energia anual, picos de carga, emissões de carbono, consumo de energia e custo de combustíveis.

Photoshop

Esse programa é muito utilizado em diversos setores, mas também é uma das ferramentas largamente utilizadas pela arquitetura, especialmente na pós-produção do projeto, porque é excelente para edição de imagens e desenhos.

As possibilidades do Photoshop podem ser incríveis para trazer mais humanização ao projeto. Além disso, também permite renderização de outros softwares com modelagem 3D.

Conclusão

Os softwares de arquitetura são grandes aliados dos arquitetos e para quem quer aprimorar todo o ciclo de desenvolvimento de um projeto e apresentação a clientes, é possível realizar cursos que vão permitir o conhecimento em todas as funcionalidades dos softwares.

O Grupo AJ oferece uma pós-graduação em BIM e o curso Master em Revit, ambas são as mais completas do mercado, qualificando totalmente o profissional nesse novo cenário que exige conhecimento e experiência em BIM. Em breve, também estaremos oferecendo curso em Lumion.

Área do Aluno

Selecione uma opção abaixo