Bentley Systems promove o evento INFRAWEEK Brasil com o tema “Gêmeos Digitais”, abordando como a Transformação Digital pode Reverter seus Desafios de Engenharia

Bentley Systems promove o evento INFRAWEEK Brasil com o tema “Gêmeos Digitais”, abordando como a Transformação Digital pode Reverter seus Desafios de Engenharia

Todo profissional de arquitetura, engenharia e construção (AEC) procura encontrar novas maneiras de aumentar os lucros e reduzir a margem de erros em seus projetos. E com o movimento rápido e constante da tecnologia, isso pode se tornar uma etapa difícil, porque existem muitas fontes de informação disponíveis.

Mas como isso se relaciona com o nosso mercado?

Hoje em dia é difícil determinar o que está oferecendo inovação em construção. É um terabyte de dados, que foi entregue ao cliente sem histórico ou metadados anexados; um manual do fabricante do equipamento original com as imagens; ou desenhos e dados que podem não atender ao ativo fornecido final / construído.

Existem inúmeros sistemas no mercado, e não é uma situação única para todos. Por exemplo, se você tiver grandes projetos de infraestrutura, precisará de estabilidade. Você não deseja que o problema continue crescendo, do projeto à construção e às operações. Vários dos clientes com quem trabalhamos estão chegando a esse ponto de vista de um ângulo completamente diferente. Eles chamam de “engenharia reversa do problema”.

Se você está procurando apenas a vitória a curto prazo, acabará com muitos silos de dados obscuros, que é outro conjunto de problemas. Como cliente, você deseja que seu projeto seja totalmente compatível com BIM.

Os operadores-proprietários estão se perguntando essas três perguntas:

  1. O que eu preciso para gerenciar o ativo, principalmente porque é a parte mais longa do ciclo de vida do projeto?
  2. O que eu preciso para construção e gerenciamento de ativos?
  3. O que eu preciso para o período de projeto e viabilidade, e isso está vinculado ao software de gerenciamento de projetos?

Para chegar lá, você precisa de um CDE: um ambiente de dados conectado, não é um ambiente de dados comum.

Ambos os sistemas trocam dados em um projeto, mas o ambiente de dados conectado (CDE) é a única fonte de verdade compatível. O CDE gerenciará, dispersará, coletará e armazenará os dados ao longo da vida do ativo. Esse tempo de vida pode ser muito maior do que as pessoas pensam, especialmente quando se considera o número de reformas pelas quais um ativo pode passar por um período de 30 anos. Essencialmente, esta plataforma garante que todas as informações corretas estejam prontamente disponíveis no formato adequado, permitindo que a equipe tome a decisão mais assertiva ao longo da vida útil de um ativo. O equívoco, especialmente nos primeiros dias, era que o BIM serviria para criar um modelo 3D independente. Isso não é verdade. Em vez disso, o BIM é essencialmente a maneira como um projeto é configurado e executado.

No centro do BIM há uma obrigação fundamental: os requisitos de informações do empregador. Esses requisitos definem as informações que o empregador deseja desenvolver para executar o ativo. O empregador estabelece o documento contratual no início, garantindo que as informações apropriadas sejam criadas e os sistemas utilizados durante todo o projeto.

Ao falar sobre CDEs, o próximo termo que precisamos definir é gêmeo digital, que é uma representação digital de um ativo, processo ou sistema físico, bem como as informações de engenharia que nos permitem entender e modelar seu desempenho. Normalmente, um gêmeo digital pode ser atualizado continuamente de várias fontes, incluindo sensores e levantamento contínuo, para representar seu status quase em tempo real, condição de trabalho ou posição. Um gêmeo digital permite aos usuários visualizar o ativo, verificar o status, executar análises e gerar insights para prever e otimizar o desempenho do ativo.

Um gêmeo digital é usado como um meio de otimizar de maneira integrada todas as etapas do ciclo de vida de um ativo, incluindo seus sistemas e processos. À medida que as informações de um gêmeo digital são analisadas, inúmeras lições podem ser aprendidas, dando à equipe oportunidades de obter o valor máximo com o uso do ativo físico.

As lições podem ser aprendidas por meio de simulações digitais para ver quando é o momento ideal para consertar uma peça de equipamento sem afetar o funcionamento do ativo. Ao adicionar a aplicação de sensores e inteligência artificial, você obtém análises de dados em tempo real e a comparação desses dados com o histórico de resultados.

De acordo com The Gemini Principles publicado pelo Center for Digital Built Britain, um gêmeo digital é “uma representação digital realista de algo físico. O que distingue um gêmeo digital de qualquer outro modelo digital é sua conexão com o gêmeo físico. ” Pelo National Digital Twin, é definido como “um ecossistema de gêmeos digitais conectados por dados compartilhados com segurança”.

As organizações desejam consolidar o máximo possível em uma única plataforma baseada em nuvem. Eles não apenas eliminam silos locais de informações duplicadas, mas também criam a capacidade de abrir as informações para um novo nível dinâmico de desempenho.

Nos próximos dias 16-18 de junho, ocorrerá a INFRAWEEK Brasil, um evento gratuito e 100% digital da Bentley Systems com o tema “Gêmeos Digitais – A Evolução do BIM para Infraestrutura”. Contaremos com uma agenda de palestras de nossos especialistas, convidados especiais, consultores técnicos e grandes nomes da indústria que abordarão os fluxos de trabalho de engenharia com foco em transformação digital, demonstrações ao vivo, cases de sucesso de usuários brasileiros que já utilizam os Gêmeos Digitais em seus processos, além de uma mesa redonda de discussões sobre as tendências em tecnologia para o setor.

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/infraweekpr ou inscreva-se gratuitamente neste link:

Bentley Systems promove o evento INFRAWEEK Brasil com o tema “Gêmeos Digitais”, abordando como a Transformação Digital pode Reverter seus Desafios de Engenharia

Área do Aluno

Selecione uma opção abaixo