Você sabe o que é Lean Constrution na construção civil? Esse conceito, que surgiu dentro da indústria automobilística, traz grandes benefícios à cadeia construtiva no mundo inteiro e vem crescendo também no Brasil.
Leia esse post para entender o conceitos, seus benefícios e aplicabilidades.
O que é Lean Constrution?
Lean Constrution ou Construção Enxuta é uma metodologia que identifica e elimina o desperdício, além de melhorar a produtividade e reduzir tempo de execução. O resultado são projetos mais eficientes e seguros.
Esse conceito Lean surgiu dentro da linha de produção da Toyota, que resultou não só em maior produtividade mas também em melhor qualidade e eficiência.
Como o desperdício sempre foi um calcanhar de Aquiles dentro da indústria construtiva, a metodologia Lean Constrution surgiu como uma resposta aos anseios de muitos profissionais do setor. Só para se ter ideia, nos processos vigentes na cadeia construtiva, 6% a 30% de desperdícios já são previstos.
No Lean Constrution, existem pelo menos oito tipos de desperdícios que são evitados: superprodução, espera, talento não utilizado, estoque, defeitos, movimento e processamento extra.
Além disso, o Lean é uma mentalidade que traz uma visão de melhoria contínua, aproveitando de forma eficiente todos os recursos disponíveis.
Assim, os princípios de Lean Constrution são:
- Valor: especificar o que é valor para o cliente;
- Fluxo de Valor: alinhar as atividades na melhor sequência;
- Fluxo Contínuo: realizar as atividades sem interrupção;
- Produção Puxada: produzir somente o necessário, quando necessário e se for solicitado;
- Perfeição: buscar a eficiência e sempre o que há para ser melhorado.
Esses princípios vão resultar em:
- Melhoria da qualidade;
- Aumento da produtividade;
- Custos de operação reduzidos, por exemplo, identificação de excesso de estoque;
- Operações desnecessárias reduzidas, por exemplo, transportes desnecessários;
- Execução avançada.
Nem é preciso dizer o quanto a indústria da construção pode ganhar com a mentalidade Lean, especialmente porque ao usar o método vai evitar atrasos e melhorar também os prazos de entrega, o que traz grandes benefícios financeiros, como melhor ROI (Retorno Sobre Investimento).
Lean Constrution e o BIM
O Lean Constrution tem sido utilizado como um método avançado de gerenciamento de projetos na construção civil.
Ainda que cada obra seja diferente, ao contrário de uma linha de produção automotiva, o Lean Constrution sempre traz lições a serem levadas para a próxima empreitada.
No Lean Construction Management, há:
- Padronização de fluxo de trabalho;
- Antecipação da identificação de falhas e riscos;
- Adaptabilidade para melhorias;
- Grande foco no trabalho em equipe, valorizando respeito, confiança e desenvolvimento de parcerias.
Inclusive, a definição desse processo de gerenciamento na construção pela organização norte-americana Lean Constrution Institute é: sistema baseado em colaboração que se baseia em compromissos e responsabilidades.
Nos projetos com gerenciamento Lean, as equipes não só buscam maneiras de eliminar o desperdício como se integram por meio de ferramentas colaborativas.
Só por essa última característica já é possível perceber a compatibilidade do Lean Constrution com o BIM que tem grande foco no processo de trabalho colaborativo e na redução de custos e desperdícios.
Mas o que é BIM?
O BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação na Construção, na tradução) é uma metodologia de trabalho colaborativa que apresenta um processo inteligente baseado em um modelo único de uma obra em 3D.
Essa plataforma, amparada nos pilares pessoas, processos e tecnologia, fornece aos profissionais da arquitetura, engenharia e construção, informações muito precisas e ferramentas para planejar, projetar, construir e gerenciar com mais eficiência a edificação de prédios comerciais, residenciais ou obras de infraestrutura.
Para profissionais do setor, essa caminhada do Lean Constrution no Brasil e do BIM deve ser cada vez mais próxima no país, porque a partir da publicação do decreto 9.377, em 17 de maio de 2018, o Governo Federal, por meio da Estratégia BIM BR, determinou prazos para que alguns projetos-pilotos do setor público fossem elaborados obrigatoriamente por essa metodologia. Em 2019, esse decreto sofreu algumas alterações.
O primeiro prazo determinado é 2021 para que as empresas envolvidas com obras do setor público utilizem exclusivamente a tecnologia BIM nos processos construtivos.
Em 2024, será o segundo prazo, quando haverá obrigatoriedade da compatibilização, planejamento e orçamento em BIM. Em 2028, o ciclo estará completo com a área de manutenção e As-Built.
Por isso, a implantação do BIM nas empresas é um processo sem volta, vai exigir treinamento e qualificação para o mercado.
O que clientes vão valorizar no Lean Constrution e no BIM?
São diversas razões para associar o BIM com o Lean Constrution, como:
- Ambos ajudam a entender o que o cliente valoriza;
- Reduzem, erros e falhas, e, consequentemente, estresses;
- Melhoram fluxo de informação e comunicação entre todas as partes envolvidas da obra;
- Reduzem custos e agiliza fluxo de fornecimento de materiais: dados apontam que 20% da eficiência é perdida na espera de materiais e equipamentos;
Conclusão
A produtividade e a rentabilidade podem ser os motivos mais chamativos para adotar a metodologia, porém, lembre-se que Lean Constrution, na construção civil, tem benefícios que vão além, como as melhorias na segurança, no cronograma do projeto reduzido, na sustentabilidade ambiental e até mesmo em mais foco da equipe da supervisão na gestão dos trabalhadores.
A mudança é inevitável. Se você entendeu o Lean Constrution, o que é, e seus benefícios na compatibilização com o BIM, também vai entender que não é possível mais conduzir obras com métodos obsoletos da indústria construtiva tradicional.
Um ambiente que trabalha com os conceitos da Lean Constrution vai revelar mais abertura, transparência e colaboração na equipe, que, além de tudo, está voltada para beneficiar diretamente os clientes.