Curso Master em Revit: o mais completo do país

A partir de estímulos governamentais e crescimento do uso da metodologia BIM no mundo inteiro, os profissionais da arquitetura, engenharia e todo o setor construtivo estão cada vez mais impelidos a realizar um curso de Revit, que é uma solução que dá suporte ao Building Information Modeling.

O curso Master em Revit online do Grupo AJ BIM vai apresentar aos profissionais todas as funcionalidades do software, que vai permitir a criação de modelos arquitetônicos únicos, com formas e medidas precisas, que vão garantir mais exatidão para satisfação dos clientes, orçamentos confiáveis e cronogramas muito mais exatos.

AJ_CURSO_master-revit-ead_01a (3)

Como é ó curso Master em Revit?

O curso Master em Revit foi totalmente montado pelo arquiteto Alexander Justi, diretor do grupo AJ BIM, criador e presidente atual da Câmara Brasileira de BIM (CBIM). Ele é autor dos livros “Revit Architecture 2010” e “Revit 9.0 Building”, sendo também o primeiro autor sobre o software no Brasil.

No Grupo AJ , o aluno tem a carga horária mais completa do país, com 176 horas e mais 324 horas de tutoriais, com os melhores professores, para garantir total entendimento dessa ferramenta imprescindível no setor construtivo da atualidade.

Com esse curso de Revit completo o aluno vai garantir condições para fazer as provas de certificação oficial da Autodesk e aprender desde os processos básicos aos níveis avançados de modelagem de arquitetura, modelagem e parametrização de famílias, modelagens orgânicas, e modelagens de sistemas estruturais, hidrossanitários, de ar condicionado e elétricos.

Desenvolvido para ensinar todas as funcionalidades do Revit para todo o processo de design, o objetivo do curso Master em Revit é formar especialistas em tecnologia BIM com as ferramentas da Autodesk, que permite o domínio de todo o processo do projeto.

O curso  completo de Revit é ministrado em módulos:

Módulo Básico

Com 80 horas, o módulo Básico vai ter conteúdos voltados para a construção dos elementos do projeto arquitetônico: paredes, portas, janelas, lajes, pisos, mobiliário, forros, pranchas, quadros de áreas e muito mais. 

Módulo Avançado

Neste módulo do curso avançado de Revit, serão 16 horas para os profissionais aprenderem a desenvolver templates e configurar o software de acordo com as necessidades de cada projeto. 

Assim será possível criar templates, view templates, configuração de fases e plantas, design options e trabalho colaborativo.

Módulo Modelagem de Famílias

Neste módulo,  o profissional vai aprender como  criar uma família de componente no Revit, modelar as formas, configurar sua aparência, entender as diferentes funções de cada categoria de família e aprender a fazer parâmetros, modelar mobiliário, esquadrias, peças parametrizadas, etc.

Módulo Modelagem Orgânica

Neste módulo o aluno vai aprender a criar formas complexas no Revit, manipular formas complexas e criar edifícios baseados nestas formas. Para exercitar, o aluno fará a modelagem do Hotel Burj AL Arab, em Dubai, que tem formato de vela de navio.

Módulo Estrutura

Nesse módulo será apresentada a modelagem dos elementos estruturais: pilares, vigas, tesouras, contraventamento, sistema de vigas secundárias, lajes e fundações. Também será ensinado como inserir a armadura nestes elementos e configurar recobrimentos.

Módulo ar condicionado

O desenvolvimento da modelagem de sistemas de condicionamento de ar através de dutos e terminais será ensinado nesse módulo. Nessa etapa, o aluno também vai aprender a modelar um sistema split.

Módulo Elétrica

Neste módulo, será desenvolvido o projeto de elétrica dentro do Revit, com posicionamento de pontos, quadros, inserção das famílias de tubulações, como conduítes e eletrocalhas; e famílias de componentes de instalações, como luminárias, equipamentos elétricos e painéis.

O aluno também vai aprender a criar sistemas elétricos e configurar a representação gráfica do projeto, definir os níveis de iluminação por espaço, entre outros temas relacionados ao setor elétrico.

Módulo Hidrossanitário

Neste módulo do curso de Revit, o aluno vai aprender a fazer a modelagem de sistemas hidráulicos e sanitários. 

Para isso, vai configurar as informações do seu projeto, inserir tubos, conexões e trabalhar com outras famílias de componentes hidrossanitários, como ralos, registros, etc.

Curso a distância amplia liberdade do aluno

Atualmente, profissionais que estão saindo da faculdade ou outros mais experientes que trabalham com ferramentas menos modernas, estão vendo a grande necessidade de ter mais qualificação na metodologia BIM.

O Grupo AJ oferece curso Master em Revit online, que vai ao encontro das necessidades de cada profissional. O padrão de qualidade e quantidade de horas é exatamente as mesmas dos cursos presenciais.

Em função da pandemia, quem estiver interessado em qualificações presenciais do Grupo AJ BIM precisa entrar em contato para saber se há turmas programadas do curso de Revit em Brasília (DF), que é onde fica a organização.  

Mas, como as exigências do mercado são para o país inteiro, os cursos a distância podem ser acessados em qualquer local e no tempo que quiser por meio da nossa plataforma EAD, que permite baixar materiais didáticos e rever as aulas no momento mais pertinente.

Se você quer saber: qual o melhor curso de Revit online? Pode ter certeza que o Grupo AJ é a resposta.

ebook ferramentas que dao suporte ao BIM

Um breve relato sobre o BIM no país

Antes de entender sobre os cursos de Revit, vamos conhecer mais sobre o BIM (Modelagem de Informações da Construção, ou no inglês, Building Information Modeling.

Só para relembrar o que é BIM: é uma metodologia colaborativa de trabalho, com  processos integrados em toda a cadeia, permitindo a criação de um modelo inteligente a partir de todos os dados armazenados, que permite mais economia, produtividade e obras com melhor desempenho e qualidade. É amparado pelos pilares pessoas, processos e tecnologia.

O BIM já vem recebendo incentivos do governo federal para se transformar na metodologia construtiva padrão no país, assim como já ocorreu em outros locais do planeta, como o Reino Unido. 

Aqui no Brasil, em 2021, começou a vigência do decreto 10.306, de 2 de abril de 2020, que estipula as fases de implantação do uso do BIM no país no setor público.

A primeira data foi em janeiro deste ano, quando o governo federal estabeleceu que  os projetos de reformas e novas obras de órgãos públicos como o Ministério da Infraestrutura e da Defesa fossem desenvolvidos com a metodologia. 

Além disso, também neste ano foi sancionada a Nova Lei de Licitações (14.133, de 1o. de abril de 2021) que orienta que os projetos para o setor público sejam licitados com a metodologia BIM.

Está escrito no Capítulo II, Seção 1, da Instrução do Processo Licitatório, no Artigo 18: “3º – Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la”

Em 2024, quando a lei 10.306 estipula o segundo prazo, já haverá a obrigatoriedade de compatibilização, planejamento e orçamento em BIM, e por fim, em 2028, na terceira fase, é quando será necessário fechar o ciclo completo com a área de manutenção e As-built.

O Bim e a geração de dados: recursos que vão além de um design mais aprimorado e preciso Entender melhor o design computacional; Exibir as relações espaciais complexas; Estabelecer relações paramétricas e dependências do elemento do modelo; Análises energéticas; Análises de iluminação de dia e de noite; Calcular os quantitativos; Detectar e resolver conflitos; Trabalhar com realidade estendida (realidades virtuais e aumentadas).

O que é o Revit?

O software multidisciplinar Revit foi desenvolvido em 1997 para dar suporte às várias etapas previstas dentro de um projeto BIM.

Essa solução tecnológica, que  é uma das mais populares dentro da cadeia construtiva do mundo, reúne todas as disciplinas de arquitetura, engenharia (MEP e estrutural) e construção em um ambiente de modelagem unificado. 

Com tecnologia avançada, que apresenta maior versatilidade para o design, colaboração entre as partes envolvidas e dados paramétricos, o Revit  tem ferramentas sofisticadas para criar modelos em 3D com geometria baseada em informações do mundo real de forma tridimensional.

Funciona com um banco de dados único que pode ser compartilhado entre os vários usuários de uma cadeia construtiva, sejam projetistas, arquitetos, engenheiros ou construtores. É assim que aumenta a eficiência na colaboração.

Essa modelagem de informações vai permitir produzir digitalmente uma construção antes de edificá-la na forma física, ou seja, com as ferramentas do Revit será possível criar modelos para projetar, construir e gerenciar os edifícios ou qualquer outra infraestrutura com visualização 3D, carregada de informações.

Um dos grandes pontos positivos das soluções BIM, é justamente trazer esse banco de dados associado a um modelo único. É um recurso muito superior ao CAD 3D. 

Com o Revit, é possível manipular o projeto a partir de várias vistas, como plantas estruturais e baixas, perspectivas de elevação,vistas em seção e vistas em perspectivas. 

Com essas visualizações realistas permitidas ao Revit, todos os envolvidos (inclusive o cliente) terão um melhor entendimento do objetivo do projeto e também das alterações necessárias.

No Revit, as mudanças realizadas no projeto serão carregadas automaticamente e compartilhadas com os envolvidos, evitando também os erros e retrabalhos, aumentando a produtividade e eficiência.

Famílias Revit

O software também oferece os recursos das famílias Revit, que são definidas pela Autodesk como um grupo de elementos com um conjunto comum de propriedades, chamado de parâmetros, e uma representação gráfica relacionada.

Com essas ferramentas é possível ampliar a versatilidade do design, enquanto é criada uma visualização mais realista.

Trazem elementos básicos da construção, como pisos, tetos, paredes ou escadas, ou outros que são criados para situações bem específicas.

O Revit exige um conhecimento por parte dos profissionais, por isso, é tão importante investir em curso de Revit para engenheiros, arquitetos ou profissionais mais especializados do setor da construção, porque o software tem elementos abundantes e ricos.

 

Área do Aluno

Selecione uma opção abaixo