Uma construção traz grandes complexidades que podem ser esmiuçadas e detalhadas com um projeto realizado em BIM. Porém, um outro quesito que também é um grande calcanhar de Aquiles na indústria construtiva é o gerenciamento e documentação. Porém, o software compatível com a metodologia, o BIM 360, permite navegar por essas etapas com muita mais eficiência.
O software vai oferecer suporte para fluxos de trabalho de trabalho e controle de documentos com recursos de compartilhamento controlado. Veja mais neste post.
Recursos oferecidos pela metodologia BIM
Para explicar o que é e quais são todos os benefícios do BIM 360, antes é preciso apresentar o que é BIM? Apesar de muitos profissionais já estarem familiarizados com a sigla, muitos ainda pensam que o BIM trata-se apenas de um software.
O Building Information Modeling pode ser definido como uma metodologia, amparada nos pilares pessoas, processos e tecnologia. Essa plataforma permite um trabalho colaborativo entre todos os envolvidos do setor construtivo, realizado a partir de um modelo inteligente, único, tridimensional e carregado de informações.
A implantação do BIM nas empresas do setor construtivo traz inúmeras vantagens porque a metodologia tem, entre os seus principais recursos, design aprimorado, planejamento assertivo, com precisão de cronogramas e orçamentação (com extração de quantitativos baseados nas informações do modelo), análises de desempenho da edificação ou instalação, redução de custos e eficiência nas entregas, ou seja, garante uma grande viabilidade técnica e econômica para o setor.
Porém, do design até a conclusão de uma obra, o número de informações que são associadas ao projeto são inúmeras e a organização de todo esse arsenal é mais do que importante para permitir que a plataforma continue garantindo essa eficiência para o setor.
Para suprir essa necessidade surgiu o BIM 360, da AutoDesk, que é direcionado para o gerenciamento da construção, permitindo conexão e organização do processo de colaboração, revisões, documentações e outras operações.
Como usar BIM 360?
A digitalização alcançada no setor da construção civil, por meio do BIM, vem possibilitando melhores resultados em todo o ciclo de vida dos projetos, inclusive, para o gerenciamento de documentos.
A plataforma Autodesk BIM 360 surge como uma solução muito abrangente no que se refere ao gerenciamento de todos os aspectos do projeto. Com isso permite um grau elevado de eficiência, garantindo muito mais colaboração, porque o projeto está totalmente hospedado em nuvem, o que possibilita o acesso de todos os envolvidos, conectando toda a equipe do escritório até os canteiros de obra.
Além de ajudar que o projeto esteja dentro do cronograma e orçamentação, o BIM 360 também permite respeitar regulamentações de segurança e padrões da indústria, cumprindo todas as especificações do projeto arquitetônico e complementares.
A ferramenta também garante gerenciamento e revisão de documentos que podem ser arquivados em módulos, que podem ser ativados de várias formas. Com o BIM 360, é possível hospedar toda a documentação relacionada ao empreendimento desde o projeto, com a construção do gêmeo digital, até a construção física.
Produtos do BIM 360
Com os recursos da ferramenta será possível incluir documentações relativas ao escopo inicial, administração e experiência do usuário final. Isso significa que o BIM 360 permite que pessoas, informações e fluxos de trabalho sejam conectados.
Assim, o compartilhamento de dados, revisões, anotações, modificações e comentários sobre o andamento do projeto podem ser conhecidos por todos durante um fluxo de trabalho contínuo e eficiente.
A plataforma inclui uma série de ofertas de produtos, como:
- BIM 360 Team: fornece espaço de trabalho central na nuvem;
- BIM 360 Design: permite acesso à funcionalidade do BIM 360, do Revit, do Civil 3D e do Plant 3D e também que as equipes de projeto colaborem em projetos de atalho de dados do Civil 3D no BIM 360;
- BIM 360 Docs (BIM Documents Management): permite que a documentação (blueprints, plantas 2D, modelos 3D BIM e qualquer outro documento) seja organizada, gerenciada e acessada;
- BIM 360 Build: melhora o controle de qualidade da construção e os programas de segurança;
- BIM 360 Glue: é bastante direcionado ao BIM Manager pois permite a integração dos documentos (Revit, Navisworks ou CAD) para visualização de categorias dos projetos;
- BIM 360 Field: dedicada ao canteiro de obras para verificação de dados;
- BIM 360 Ops: agiliza a organização de futuras atividades de manutenção direcionada para dispositivos móveis e navegadores web;
- BIM 360 Layout: esse aplicativo para android permite que os empreiteiros de construções verticais conectem o modelo coordenado ao processo de layout de campo.
Principais recursos do BIM 360
Vantagens de usar o BIM 360
Com essa variedade de recursos, o BIM 360 ajuda que os gerentes rastreiem tarefas, corrijam erros e controlem essas alterações. Além disso, a coordenação entre os stakeholders é agilizada. Com isso poderá atingir entregas muito mais eficientes.
Veja mais benefícios de trabalhar com essa ferramenta:
- Melhoria da entrega do projeto;
- Planejamento colaborativo de curto prazo;
- Local centralizado para compartilhamento de informações e concentração de dúvidas sobre o projeto;
- Habilitar fluxo de trabalho inteligente com conexão de modelos e dados de campo;
- Análises de dados para o futuro do projeto;
- Redução de erros do projeto porque elimina a confusão de não saber qual é o conjunto de arquivos mais recente;
- Fornecimento de acesso em tempo real à versão mais recente do projeto;
- Conecta equipes de diferentes disciplinas;
- Aumento da produtividade, pois garante que as equipes trabalhem a partir de qualquer lugar;
- Redução de custos de deslocamento de equipes;
- Tomadas de decisões mais confiantes baseadas nas informações organizadas.
Conclusão
O número de funcionalidades que a plataforma BIM 360 possibilita é muito amplo, oferecendo uma imensa gama de recursos para organizar melhor o fluxo de trabalho da indústria construtiva.
Essa organização é fundamental porque as mudanças necessárias em um projeto são legítimas, mas podem ocasionar perda de tempo e aumento nos custos se não estiverem bem coordenadas.