O que faz um Bim Manager ou Gerente BIM?

O BIM Manager é uma função relativamente nova que surgiu a partir da expansão da metodologia BIM pelo mundo. Vamos entender melhor sobre o BIM Manager, o que é, suas aptidões e funções.

O BIM Manager é uma função relativamente nova que surgiu a partir da expansão da metodologia BIM pelo mundo.

Vamos entender melhor sobre o BIM Manager, o que é, suas aptidões e funções.

O que é BIM Manager?

BIM Manager, significado: gerente de BIM. Mas embora um gerente necessite ter um conjunto de aptidões que envolvam planejar, executar, monitorar e controlar, o BIM Manager precisa fazer tudo isso e também implementar todos os procedimentos do BIM durante o design, construção e entrega do projeto do qual faz parte, além de ter uma visão geral de toda a cadeia produtiva, com vivência em campo e dentro dos escritórios.

Muitos confundem esse papel com o project manager (gerente de projetos), que está mais ligado ao gerenciamento das equipes de projetos, dos contratos com os projetistas e dos problemais dos projetos em si.

Para um BIM Manager, não basta também apenas conhecer o BIM, esse profissional precisa ser especialista em alguns softwares e conhecer bem os processos na área de projetos, de orçamento, de planejamento, de obras, de reformas, de manutenção, para se integrar em todas as fases.

Além disso, ler e interpretar bem projetos e suas informações está nas habilidades necessárias a esse profissional, bem como saber conversar com todos os envolvidos, entendendo e tendo condições de discutir cada fase.

O que é BIM?

Para recapitular o que é BIM: o BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação na Construção) é uma metodologia colaborativa de trabalho que apresenta um processo inteligente baseado em 3D.

Focado em três pilares (pessoas, processos e tecnologias),  o BIM concede informações precisas e ferramentas para planejar, projetar, construir e gerenciar as edificações mais variadas.

A metodologia tem crescido na cadeia construtiva do mundo inteiro porque fornece mais economia, rapidez, sustentabilidade, cálculo preciso de materiais e insumos, além de mais segurança para as obras concluídas. 

No Brasil, o crescimento da função BIM Manager deverá ser cada vez maior. Esse cenário vem sendo construído desde a assinatura de um decreto governamental em 17 de maio de 2018.

O decreto 9.377, que sofreu atualização em 2019, determinou, por meio da Estratégia BIM BR, prazos para alguns projetos-piloto atuarem, obrigatoriamente, com essa metodologia.

Mas em 2 de abril deste ano, um novo decreto foi assinado. O decreto no. 10.306 estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

Na primeira fase, a partir de 1º de janeiro de 2021, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações.

Na segunda fase, em 2024, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações.

Em 2028, será necessário fechar o ciclo completo de utilização da metodologia no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras referentes a construções novas, reformas, ampliações e reabilitações.

O BIM Manager é uma função relativamente nova que surgiu a partir da expansão da metodologia BIM pelo mundo. Vamos entender melhor sobre o BIM Manager, o que é, suas aptidões e funções.

Quais as funções do BIM Manager?

A metodologia BIM/tecnologia BIM envolve a área da arquitetura e da engenharia civil, mas mantém interface com as áreas elétrica, hidrossanitária, instalações especiais e infraestrutura, ou seja, todos os segmentos que compreendem uma construção.

É uma verdadeira revolução na forma como os profissionais trabalham e se comunicam diariamente, e adotar novas soluções e práticas, é justamente o que faz o BIM Manager.

Além de liderar o projeto, esse profissional vai dar apoio ao uso da tecnologia digital 3D para implantar o BIM em todos os setores da cadeia. Vai buscar todos os fatores que são necessários para categorizar e utilizar a metodologia para transformar o ambiente em mais colaborativo e produtivo com o BIM.

O BIM Manager vai ter uma gama muito grande de responsabilidades, mas também desenvolver aptidões que darão a ele capacidade para se envolver ativamente em mais que um projeto, fazer diagnósticos organizacionais e realizar auditorias periódicas.

Em todos os projetos nos quais estiver envolvido vai manter colaboração contínua, troca transparente de dados, gerenciamento de pessoas e recursos, monitoramento do processo para promover melhorias e também implementar ferramentas que vão possibilitar projetar, desenvolver, entregar e manter uma determinada obra, construída a partir do BIM.

Quais soft skills precisa ter um BIM Manager?

Um BIM Manager precisa ser apto a ter uma visão ampla de todas as funcionalidades de um modelo BIM, para proporcionar obras mais rápidas e com custos menores, simulações eficientes e muito mais qualidade técnica. Além disso, uma empresa que contratar um BIM Manager poderá obter outros resultados como:

  • Maior ROI (Retorno por Investimento);
  • Risco menor de perdas de informações;
  • Prevenção mais eficaz e manutenção aperfeiçoada.

Para tanto, é preciso que o BIM Manager tenha algumas soft skills, como:

  • Liderança; 
  • Domínio das ferramentas tecnológicas;
  • Comunicabilidade;
  • Gostar de aprender de forma contínua;
  • Conhecimento de projeto e execução;
  • Saber fazer gerenciamento de informações;

Um BIM Manager também precisa ser proativo, saber apresentar novas soluções e ouvir as partes para promover o bem comum do projeto. 

Para exercer essa função, o profissional deve ter atitude, ser bastante dinâmico com as pessoas para criar um ambiente mais eficiente. Afinal, dentro dessa metodologia, o pilar pessoas também é essencial, porque são consideradas  recursos estratégicos para o sucesso de um projeto. 

Outro ponto importante do BIM Manager é a flexibilidade, esse profissional precisa entender que sua função está em evolução, sujeita a mudanças que buscam atender a construção digital.

Por que optar por uma pós-graduação?

Fazer uma pós-graduação BIM vai permitir ao profissional ser um BIM Manager Master e ter muito mais destaque e consonância com as regras mercadológicas do setor. Para um BIM Manager, o salário também é diferenciado.

Investir nessa qualificação é muito importante para quem está com os olhos voltados para o horizonte de sua carreira e quer chegar lá o quanto antes. Muitas empresas, chegam a solicitar uma experiência de anos para contratar um BIM Manager. Portanto, um sólido conhecimento de BIM é mais que essencial.

Mas é possível entender o por quê: quando uma empresa contrata um BIM Manager entende que esse profissional saberá gerenciar um projeto colaborativo que permite um trabalho em equipe totalmente integrado, com mais comunicação e definição de papéis com base em responsabilidade.

Além disso, um BIM Manager Master garante suporte para que cada função envolvida na obra opere dentro de sua especialidade, porém, com visão integrada da engrenagem. Essa é uma visão muito específica da metodologia BIM: sempre que um profissional faz alterações no projeto, a mudança é simultânea para todos os envolvidos. Um BIM Manager sabe que não há ações solitárias nessa metodologia. Portanto, também não haverá erros de interpretação individuais.

Ou seja, é uma verdadeira lista de atribuições e conhecimentos que exigem que o profissional esteja em seu mais alto nível.

Fique certo, embora essa função seja nova na cadeia construtiva, a certeza é que terá cada vez mais destaque e importância para os resultados do setor.

Quer ficar preparado? Então, invista na sua qualificação.

Área do Aluno

Selecione uma opção abaixo